Storytelling – A estratégia de Ouro

Já pensou em vender mais contando boas histórias sobre como o seu produto ou serviço transformou a vida dos clientes?

Já pensou em vender mais contando boas histórias sobre como o seu produto ou serviço transformou a vida dos clientes? 

Hoje vou te contar como usar o storytelling para emocionar e se conectar com seu público-alvo.

A verdade é que boas histórias vendem, e isso pode (e deve) ser explorado durante o processo de vendas.

Neste artigo, você vai entender o que é storytelling e como essa técnica pode ser usada nas vendas. 

Muitos negócios e empreendedores estão usando o storytelling para conectar-se com seu público-alvo, engajar e claro, vender mais. 

Como? Através de histórias, usando técnicas de grandes roteiristas e escritores, para transmitir mensagens de uma forma inesquecível.

Quer descobrir o que é storytelling e como usar essa estratégia para vender? Então confira este artigo e boa leitura!

O que é Storytelling?

Storytelling é a habilidade de contar uma história de forma atrativa e inesquecível utilizando elementos específicos para envolver as pessoas.

Pode ser usado em diversas áreas, como roteiros de filmes, palestras, livros e vender produtos e serviços.

O objetivo é cativar o público, conectar-se com o leitor e criar relacionamento. Mas por que isso dá tão certo?

O ser humano se conecta por meio de histórias, através delas imaginamos, sonhamos e nos emocionamos. Ou seja, as histórias geram uma identificação entre quem conta e quem ouve.

Isso significa que podemos vender muito mais se estabelecermos conexões humanas através das histórias, e não entre pessoas e produtos. Por isso, contar histórias pode ser uma ótima estratégia para que um negócio tenha sucesso.

Storytelling – principais elementos

Não existe uma receita de bolo, mas alguns elementos não podem faltar numa boa e cativante história!

Personagem

Para construir um boa storytelling você precisa de um personagem principal que passe por experiências humanas. Mais que isso, ele precisa ser um herói.

E nos negócios, o herói é o seu cliente. É ele que vai tomar uma ação, superar um problema e alcançar seu objetivo, através do produto ou serviço que você oferece.

Problema

Em toda história, o personagem principal enfrenta um grande problema, um desafio. É o que faz da história algo de fato instigante! 

Afinal você sofre junto com o herói e são nesses momentos que possivelmente o cliente se identifica com ele e todo o contexto.

O guia

Durante a toda jornada, o herói sente medos e inseguranças, e precisa de ajuda para completar a caminhada. Aqui entra o Guia.

O seu negócio vai ser o guia dessa história, que com seus produtos e serviços, vai ajudar o herói a resolver problemas, anseios e necessidades.

O plano

Quando o herói, cansado e desanimado, encontra o guia, a primeira pergunta é: como você pode me ajudar?

Nos negócios é a mesma coisa. O cliente espera que você tenha um plano, uma solução, simples e tangível, para que ele possa colocar em prática e finalmente resolver os seus problemas.

O convite

Nas histórias, os personagens não começam a fazer coisas sem mais nem menos. Eles precisam ser instigados, desafiados.

Assim também os seus clientes. Eles não agem a menos que sejam estimulados, seja por um convite, uma oferta, uma chamada para ação.

O risco

Toda história gira em torno de uma única pergunta: o que está em jogo? E se não há nada em jogo, não há história.

Nesse momento é você que deve mostrar aos seus clientes os riscos e a possibilidade de fracasso sem o seu produto ou serviço.

O final feliz

É assim que nos acostumamos. Os finais felizes e os heróis terminando a jornada com a sensação de dever cumprido.

Por isso, você precisa dizer ao cliente como a vida dele será melhor após comprar seus produtos e contratar seus serviços. 

Como fazer um bom Storytelling?

1- Conheça muito bem o seu público

Parece óbvio, mas precisa ser dito. Se você ainda não sabe quem é o seu público-alvo, será impossível construir uma boa storytelling.

2- Mostre a sua história

Você precisa demonstrar que entende as dificuldades, os problemas e anseios dos seus clientes. Conte a sua trajetória, e de como a sua solução mudou a sua vida.

3- Escreva a narrativa

Hora de construir a sua storytelling. Herói, problemas, guia…e o mais importante a solução, o plano para o sucesso. Mas lembre-se: o foco sempre deve ser nos benefícios que a sua solução pode trazer. 

Pronto para vender mais usando Storytelling?

Nossa vida é feita de histórias e como você pode perceber, contar uma boa história pode ajudar o seu público a se conectar com a sua marca. Sem dúvidas, isso faz toda a diferença nas suas vendas. 

Então, que tal adotar essa estratégia no seu negócio?

Eu posso te ajudar a construir a sua história e mostrar aos seu clientes que o seu negócio tem o que eles querem e precisam.

Fale comigo!